terça-feira, 23 de abril de 2013

Pentecostes: Derramamento do Espírito Santo sobre os discípulos
(Dons do Espírito Santo)

Atos dos Apóstolos: 2:(1-28)
O Espírito gera a igreja __ Quando chegou o dia de Pentecostes, todos eles estavam reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um barulho como o sopro de um forte vendaval, e encheu a casa onde eles se encontravam. Apareceram então umas como línguas de fogo, que se espalharam e foram pousar sobre cada um deles. Todos ficaram repletos do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem.
Acontecem que em Jerusalém moravam judeus devotos de todas as nações do mundo. Quando ouviram um barulho, todos se reuniram e ficaram confusos, pois cada um ouvia, na sua própria língua, os discípulos falarem. Espantados e surpresos, diziam: "Esses homens que estão falando, não são galileus? Como é que cada um de nós os ouvem em sua própria língua materna? Entre nós há pardos, medos e elamitas; gente da Mesopotâmia, da Judéia e da Capadócia, do ponto da Ásia, da Frígia e da Panfília, do Egito e da região da Líbia vizinha de Cirene; alguns de nós vieram de Roma, outros são judeus ou pagãos convertidos; também há cretenses e Árabes. E cada um de nós em sua própria língua os ouvem anunciar as maravilhas de Deus!" Todos estavam admirados e perplexos, e cada um perguntava a outro: "O que quer dizer isso?" Outros caçoavam e diziam: "Eles estão embriagados com vinho doce."
O anúncio fundamental __ Então Pedro, que aí estava com os onze apóstolos, levantou-se e falou em voz alta: "Homens da judéia e todos vocês que se encontram em Jerusalém! Compreendam o que esta acontecendo e prestem atenção nas minhas palavras: estes homens não estão embriagados como vocês pensam, pois são apenas nove horas da manhã. Pelo contrário, está acontecendo aquilo que o profete Joel anunciou: 'Nos últimos dias, diz o Senhor, eu derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e filhas de vocês vão profetizar, os jovens terão visões e os anciãos terão sonhos. E, naqueles dias, derramarei o meu Espírito também sobre meus servos e servas, e eles profetizarão. Farei prodígios no alto do céu e sinais embaixo da terra: sangue, fogo e nuvens de fumaça. O sol se transformara em trevas e a lua em sangue, antes que chegue o dia do Senhor, dia grande e glorioso. E todo aquele que invocar o nome do senhor será salvo.
 Homens de Israel, escutem estas palavras: Jesus de Nazaré foi um homem que Deus confirmou entre vocês, realizando por meio dele milagres, prodígios e sinais que vocês bem conhecem. E Deus, com sua vontade e presciência, permitiu que Jesus lhes fosse entregue a vocês , através dos ímpios, o mataram, pregando-o numa cruz. Deus porém ressuscitou Jesus,  libertando-o das cadeias da morte, porque não era possível que ele o dominassem. De fato, assim Davi falou a respeito de Jesus: 'Eu via sempre o Senhor diante de mim, porque ele está a minha direita, para que eu não vacile. Por isso, o meu coração se alegra, minha língua se exulta e minha carne repousa com esperança. Porque não me abandonarás na região dos mortos, nem permitirá que o teu santo conheça a corrupção. Tu me ensinaste os caminhos da vida e, me encherás de alegria na tua presença.
(32-36) Deus ressuscitou a este. E nós todos somos testemunhas disso. Ele foi exaltado á direita de Deus, recebeu do pai o Espírito prometido e derramou: é o que vocês estão vendo e ouvindo. De fato, Davi não subiu aos céu, mas falou: ' O Senhor disse ao meu Senhor: sente-se à minha direita, até que eu faça de seus inimigos um lugar para apoiar os seus pés'.
Que todo o povo de Israel fique sabendo com certeza que Deus tornou Senhor e Cristo aquele que vocês crucificaram."
O anuncio suscita conversão __  Quando ouviram isso, todos ficaram de coração aflito e perguntaram a Pedro e aos outros discípulos: " Arrependam-se, a e cada um de vocês sejam batizados em nome de Jesus Cristo, para o perdão dos pecados; depois vocês receberão do pai o Dom do Espírito Santo. Pois a promessa  é em favor de vocês e de seus filhos, e para todos aqueles que estão longe, todos aqueles que o Senhor nosso Deus chamar.

*50 dias após a ressurreição de Jesus Cristo. Deus entrega o seu espírito realizando a nova aliança com toda a humanidade. A "língua" da comunidade da nova aliança é o testemunho de Jesus, ou seja, o Evangelho, cujo centro é o Amor de Deus que reúne os homens provocando relação e entendimento.

Atos dos Apóstolos.cap.2(1-28); (32-39)
Bíblia Sagrada: Edição pastoral; Paulus.1990


"Os Setes Dons do Espírito Santo"



Dom da Fortaleza    
Dom da Sabedoria    
Dom da Ciência
Dom do Conselho    
Dom do Entendimento    
Dom da Piedade    
Temor de Deus